top of page

A COMISSÃO DE CORRETAGEM É DEVIDA QUANDO OCORRE O ATRASO NA ENTREGA DO IMÓVEL


comissão de corretagem atraso entrega imóvel

Depende do momento em que ocorrer a desistência da compra. Se for feita antes de 180 dias da data prevista para a entrega do imóvel, a comissão de corretagem será devida. Porém, se ocorrer depois de 180 dias da previsão para a conclusão da obra, os valores pagos ao corretor deverão ser restituídos ao comprador. Portanto, em alguns casos, é recomendado aguardar o referido prazo.


Quem adquire um imóvel para edificação futura ("na planta"), espera que seja entregue na data prevista. Porém, imprevistos acontecem e, muitas vezes, a obra atrasa por meses até ser finalmente concluída.


Nesse sentido, se o atraso na entrega do imóvel ultrapassar 180 dias, a Lei do Distrato (Lei nº 13.786/2018) permite que o comprador, ao desistir da compra, receba integralmente todos os valores pagos. É o que determina o artigo 43-A, §1º:


“Art. 43-A. A entrega do imóvel em até 180 (cento e oitenta) dias corridos da data estipulada contratualmente como data prevista para conclusão do empreendimento, desde que expressamente pactuado, de forma clara e destacada, não dará causa à resolução do contrato por parte do adquirente nem ensejará o pagamento de qualquer penalidade pelo incorporador.
§ 1º Se a entrega do imóvel ultrapassar o prazo estabelecido no caput deste artigo, desde que o adquirente não tenha dado causa ao atraso, poderá ser promovida por este a resolução do contrato, sem prejuízo da devolução da integralidade de todos os valores pagos e da multa estabelecida, em até 60 (sessenta) dias corridos contados da resolução, corrigidos nos termos do § 8º do art. 67-A desta Lei.

Da leitura do artigo, é possível concluir que, se a desistência da compra (distrato) ocorrer antes do transcurso do prazo de 180 (cento e oitenta) dias, a comissão de corretagem será devida, pois a Lei determina que a devolução da integralidade de todos os valores pagos se dará quando o arrependimento ocorrer se a entrega do imóvel ultrapassar o prazo estabelecido.

Por outro lado, se o distrato ocorrer após o prazo de tolerância de 180 (cento e oitenta) dias para a entrega do imóvel, todos os valores pagos pelo adquirente devem ser restituídos. segundo dispõe o art. 43-A, §1º, da Lei do Distrato e, embora não haja disposição expressa acerca do montante dispendido a título de comissão de corretagem, entende-se que este também será ressarcido.


Em outras palavras, a comissão de corretagem será devida de acordo com o momento da desistência da compra do imóvel: Se anterior a 180 dias, será devida. Se superior a 180, deverá ser devolvida ao comprador.


Portanto, em alguns casos, mesmo que a entrega do imóvel esteja demorando, é recomendável aguardar o transcurso do prazo de 180 dias para pedir o distrato. Pois, do contrário, os valores pagos ao corretor de imóveis não serão restituídos.


Gostou do conteúdo? Espero que sim!


Se ficou alguma dúvida, clique aqui para conversar comigo.


Também estou disponível no INSTAGRAM, FACEBOOK, YOUTUBE e SPOTIFY e outros streamings de podcast.


Por Felipe W. Dias.


Em breve disponível no youtube, spotify e principais streamings de podcast.


bottom of page