top of page

COBRANÇA ABUSIVA: COMO SE PROTEGER?


cobrança abusiva

Sim, a cobrança de juros, multas e outros encargos deve ser feita de forma clara e transparente, e não pode ser abusiva. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece que as cláusulas contratuais que estabeleçam obrigações iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada ou que sejam incompatíveis com a boa-fé e a equidade são nulas de pleno direito.


Dessa forma, as empresas não podem cobrar juros, multas e outros encargos abusivos, que ultrapassem os limites legais e contratuais.


Além disso, é obrigatório que todas as informações sobre as taxas de juros, prazos de pagamento e outros encargos estejam disponíveis de forma clara e transparente, para que o consumidor possa entender todas as condições da compra ou contratação de serviço.


Caso o consumidor seja cobrado de forma abusiva, ele pode acionar os órgãos de defesa do consumidor e buscar a reparação dos danos sofridos.


Também, é importante lembrar que as empresas que cometem práticas abusivas estão sujeitas a sanções administrativas, como multas e suspensão do direito de exercer atividades comerciais.


Gostou do conteúdo? Esperamos que sim!


Se ficou alguma dúvida, clique aqui para conversar comigo.


Também estamos disponíveis no INSTAGRAM, FACEBOOK, YOUTUBE e SPOTIFY e outros streamings de podcast.


Por Alexandre Magno Pereira


Em breve disponível no youtube, spotify e principais streamings de podcast.


Kommentare


bottom of page