top of page

COMO EVITAR UM PROBLEMA TRABALHISTA NA MINHA EMPRESA?



Existem diversas medidas que um empregador pode tomar para evitar um processo trabalhista, tais como:


Conheça e cumpra as leis trabalhistas

Certifique-se de conhecer e seguir todas as leis trabalhistas aplicáveis à sua empresa, incluindo leis sobre horas de trabalho, salários e benefícios, férias, licenças, segurança no trabalho, entre outros.


Tenha uma política clara de recursos humanos

Desenvolva uma política clara de recursos humanos que estabeleça as regras e expectativas para os funcionários. Certifique-se de que seus funcionários conheçam as políticas da empresa e as regras que precisam seguir.


Documente tudo

Documente todas as transações e interações com os funcionários, incluindo contratos de trabalho, cartões de ponto, recibos de salário, avisos prévios, e-mails, entre outros.


Comunique-se abertamente

Comunique-se abertamente com seus funcionários e resolva rapidamente quaisquer problemas que possam surgir. Mantenha uma boa comunicação e incentive o diálogo com seus funcionários para evitar conflitos.


Capacite seus gerentes

Capacite seus gerentes para que eles possam agir de forma eficiente e legalmente correta em relação aos funcionários. Eles devem ser capazes de identificar problemas potenciais e resolver conflitos antes que eles se tornem uma questão legal.


Contrate um advogado trabalhista

Se você estiver com dúvidas ou incertezas sobre as leis trabalhistas, é importante contar com um advogado especializado em direito do trabalho para orientá-lo e ajudá-lo a evitar problemas jurídicos.


Ao seguir essas medidas, as chances de enfrentar um processo trabalhista são significativamente reduzidas. No entanto, caso algum problema ocorra, é importante procurar ajuda especializada para resolvê-lo o mais rápido possível.


Gostou do conteúdo? Esperamos que sim!


Se ficou alguma dúvida, clique aqui para conversar comigo.


Também estamos disponíveis no INSTAGRAM, FACEBOOK, YOUTUBE e SPOTIFY e outros streamings de podcast.


Por Guilherme Figueiredo e Felipe W. Dias


Em breve disponível no youtube, spotify e principais streamings de podcast.


bottom of page