top of page

COMO REGISTRAR A MARCA DA MINHA EMPRESA?


registrar marca empresa

O registro de marca é um processo importante para proteger a identidade da sua empresa e os produtos ou serviços que ela oferece. Para registrar a marca de uma empresa, você deve seguir os seguintes passos:


Pesquisa de disponibilidade

Antes de registrar uma marca, é importante realizar uma pesquisa para verificar se não há outra empresa ou produto que já tenha registrado uma marca semelhante. Você pode realizar essa pesquisa no site do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) ou contratar um profissional especializado.


Pedido de registro

Depois de verificar que a marca está disponível, você pode entrar com o pedido de registro da marca junto ao INPI. O pedido deve conter informações como nome e endereço do titular, descrição dos produtos ou serviços para os quais a marca será registrada e a imagem da marca.


Exame de mérito

Após o pedido de registro ser protocolado no INPI, será realizada uma análise técnica para avaliar se a marca preenche os requisitos legais para registro, como originalidade e distintividade. Caso a marca seja aprovada, será publicada para que terceiros possam se opor ao registro.


Publicação e oposição

A publicação da marca permite que terceiros possam se opor ao registro. Se houver alguma oposição, o INPI irá analisar e decidir sobre a validade da marca.


Concessão do registro

Se a marca passar por todas as etapas sem oposição, o registro será concedido e a empresa receberá um certificado de registro de marca.


O processo de registro de marca pode levar alguns meses ou até mesmo anos, dependendo da complexidade do pedido e da quantidade de oposições. É importante lembrar que o registro de marca é uma proteção legal para a identidade da sua empresa e, por isso, é um investimento importante a ser feito.


Gostou do conteúdo? Esperamos que sim!


Se ficou alguma dúvida, clique aqui para conversar comigo.


Também estamos disponíveis no INSTAGRAM, FACEBOOK, YOUTUBE e SPOTIFY e outros streamings de podcast.


Por Guilherme Figueiredo e Felipe W. Dias


Em breve disponível no youtube, spotify e principais streamings de podcast.


bottom of page