top of page

ENTENDA COMO FINANCIAR UM IMÓVEL


como financiar um imóvel

A aquisição de moradia própria é o sonho de consumo de milhões de brasileiros. Entretanto, nem todos possuem o dinheiro necessário para comprar um imóvel à vista, que é o melhor dos cenários.


Dessa forma, diversas instituições financeiras dispõem de linhas de crédito para facilitar a aquisição de imóveis, dentre elas, o financiamento imobiliário.


Entretanto, como o valor do empréstimo e o número de parcelas é alto, podendo chegar a até 30 anos, a burocracia para a concessão do financiamento pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça.


Porém, se você entender como funciona, poderá ter seu financiamento imobiliário aprovado e, consequentemente, adquirir a sua casa própria sem maiores problemas.


As principais etapas de um financiamento imobiliário são: preenchimento dos pré-requisitos, simulação do financiamento, análise de crédito, avaliação do imóvel e assinatura do contrato preenchimento dos pré-requisitos até a assinatura do contrato, passando pela simulação do financiamento, análise de crédito e avaliação do imóvel, tudo para realizar o sonho da casa própria da melhor forma possível!


1. Preenchimento dos Pré-Requisitos


Em regra, os bancos exigem uma série de requisitos para conceder o financiamento imobiliário, pois esta modalidade de crédito é extremamente arriscada para as instituições financeiras, tendo em vista que o índice de inadimplemento é bastante alto.


Dessa forma, para que o candidato ao financiamento imobiliário possua condições mínimas de requerer o empréstimo, é preciso que seja maior de 18 anos, tenha renda suficiente para provar que conseguirá pagas as parcelas, além de ter o seu nome “limpo”, ou seja, sem qualquer inscrição dos cadastros de restrição ao crédito, como SPC, Serasa, dentre outros.


Quer saber Como Financiar um Imóvel com o Nome Sujo? Clique AQUI.


Uma vez atendidos os pré-requisitos, passa-se à próxima etapa, a simulação do financiamento.


2. Simulação do Financiamento


Atualmente, a simulação do financiamento é um procedimento simples e que pode ser realizado via internet, e até mesmo pelo próprio smartphone.


Cada instituição financeira possui uma forma de apresentar a simulação do financiamento, e além disso, pode-se variar na taxa de juros, número de parcelas e condições de pagamento, o que pode significar alguns milhares de reais a menos.


Nesse sentido, é ideal procurar o banco que mais se encaixa na sua realidade financeira, lembrando que o valor do financiamento não pode ultrapassar 30% (trinta por cento) da sua renda mensal.


Uma vez concluída a simulação do financiamento, o próximo passo é a análise de crédito.


3. Análise de Crédito


Após ter atendido aos pré-requisitos e realizado a simulação do financiamento, deve-se optar, na análise de crédito, pela modalidade de financiamento que mais se adequa à situação financeira, lembrando que o financiamento não pode comprometer mais do que 30% (trinta por cento) dos rendimentos mensais e que as instituições financeiras normalmente financiam apenas 80% (oitenta por cento) do valor do imóvel.


Nesse sentido, você deve comparecer a uma agência e entregar a documentação solicitada, o que pode variar de um local para outro, tudo para que a instituição financeira possa analisar as suas informações, principalmente se você possui o nome negativado e renda suficiente para quitar o financiamento, com o fim de aprovar ou desaprovar a concessão do crédito.


4. Avaliação do Imóvel


Nessa etapa, a instituição financeira analisará se o imóvel escolhido possui condições de habitabilidade e se está pronto para receber o financiamento.


Outrossim, é verificado se existe alguma pendência ou dívida referente ao imóvel.


Além disso, analisa-se se o preço do imóvel é compatível com o valor informado para o financiamento.


Cabe ressaltar que, se você deseja maior segurança nessa etapa do financiamento, poderá contratar um engenheiro particular para avaliar o imóvel, pagando o valor dos seus serviços.


Como é uma análise minuciosa, esta etapa pode levar um pouco mais do que 15 dias para ser concluída.


5. Assinatura do Contrato


Depois do crédito aprovado e do imóvel avaliado, o banco irá entregar o contrato para ser assinado tanto pelo comprador quanto pelo vendedor.


Para se ter mais segurança, normalmente este contrato é registrado no Cartório de Registro de Imóveis, mediante o pagamento das taxas devidas e do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).


A partir de então, você começará a pagar as parcelas do financiamento, até que ele esteja totalmente quitado.


Como visto, adquirir a casa própria é o sonho de grande parte dos brasileiros e, infelizmente, nem todos possuem os recursos necessários para comprá-la à vista, valendo-se muitas vezes de um financiamento imobiliário. Porém, dado risco para os bancos, financiar um imóvel sem o conhecimento necessário pode ser um verdadeiro calvário.


Entretanto, se você atender aos pré-requisitos e entender como funciona a simulação do financiamento, a análise de crédito, a avaliação do imóvel e a assinatura do contrato, as chances da compra do seu tão sonhado imóvel dar errado são praticamente nulas.


Gostou do conteúdo? Espero que sim!


Se ficou alguma dúvida, clique aqui para conversar comigo.


Também estou disponível no INSTAGRAM, FACEBOOK, YOUTUBE e SPOTIFY e outros streamings de podcast.


Por Felipe W. Dias.


Em breve disponível no youtube, spotify e principais streamings de podcast.


bottom of page