A internet surgiu no período da Guerra Fria como uma necessidade militar de armazenamento seguro de dados e informações.
Em 1965, dois computadores puderam ser conectados via linha telefônica de baixa velocidade, a qual foi chamada de Arpanet (Advanced Research Projects Agency Network), a qual, apesar de possuir propósitos estritamente militares, foi rapidamente adaptada para o uso doméstico.
Nos últimos anos da década de 1980, o cientista britânico Tim Berrnerns-Lee criou um sistema de documentos que podiam ser acessados por qualquer pessoa no formato de hipertexto, sem a necessidade de um encaminhamento linear único, onde o usuário tinha liberdade para escolher entre diversos caminhos disponíveis por meio de sequências associativas e link, o que foi chamado de ‘World Wide Web’, ou simplesmente ‘WWW’. Porém, além de lento, o acesso era caro.
Já na década de 2000, como o acesso à internet se tornou mais barato e acessível à sociedade, por meio do sistema de banda larga, redes sem fios (Wi-Fi), e internet móvel 3G, um sem-número de serviços surgiram, modificando totalmente as relações pessoais, profissionais, comerciais e acadêmicas.
Como exemplo, temos o trabalho remoto, serviços de ‘streaming’ e educação à distância.
Por conseguinte, tais mudanças transformaram a maneira de pensar, comunicar, produzir e negociar da sociedade.
Gostou do conteúdo? Espero que sim!
Se ficou alguma dúvida, clique aqui para conversar comigo.
Por Felipe W. Dias.
Comentarios