top of page

ENTENDA O QUE É REALIDADE AUMENTADA


o que é realidade aumentada

A Realidade Aumentada é a tecnologia que insere elementos virtuais em ambientes reais, como objetos, imagens, vídeos, informações, etc.


Enquanto a Realidade Virtual proporciona uma imersão num mundo simulado, a Realidade Aumentada, ao mesclar o mundo real com projeções virtuais, uma realidade diferente é criada.


Quer saber mais sobre O Que é Realidade Virtual? Clique AQUI.


O conceito de Realidade Aumentada se tornou popular com o jogo “Pokémon Go”, onde os Pokémon apareciam, na tela do celular, junto com elementos do mundo real.


Outro exemplo de realidade aumentada são os “filtros” das redes sociais, os quais adicional elementos virtuais numa imagem ou vídeo real.


Diversas empresas estão utilizando os recursos da realidade aumentada para fomentar seus produtos e serviços. Como exemplo, cita-se a TryOn da L’Óreal, a qual permita que os consumidores experimentem os produtos de forma virtual, o que resultou em 80% de conversão dos usuários em vendas.


Outrossim, tem-se o aplicativo IKEA Place, da rede varejista IKEA, a qual permite que os clientes visualizem a disposição dos produtos nas residências, com uma precisão de 98%.


Além disso, diversas outras empresas estão utilizando a Realidade Aumentada como ferramenta de ensino, treinamento, produção e turismo.


Atualmente, a maior parte das aplicações da Realidade Aumentada apenas são vistas por meio das telas, o que limita significativamente a realidade aumentada.


Porém, no futuro, interações reais com projeções virtuais se tornarão comuns e fáceis de ser desenvolvidas. Nesse sentido, a Apple, Microsoft, Google e Meta estão desenvolvendo tecnologia para criação e implementação de óculos de RA, quais seja, Apple Glass, Holo Lens, Google Glass e Rayban Stories, respectivamente.


Gostou do conteúdo? Espero que sim!


Se ficou alguma dúvida, clique aqui para conversar comigo.


Também estou disponível no INSTAGRAM, FACEBOOK, YOUTUBE e SPOTIFY e outros streamings de podcast.


Por Felipe W. Dias.


Em breve disponível no youtube, spotify e principais streamings de podcast.


bottom of page