top of page

ENTENDA O QUE É INTERVERSÃO DA POSSE


interversão da posse

Interversão da Posse é quando o possuidor indireto modifica unilateralmente a posse do imóvel, passando a ser injusta (ao invés de justa) e violenta (ao invés de mansa). Quem for prejudicado poderá se socorrer das vias judiciais para defender seu direito. Porém, se ficar inerte por muito tempo, o responsável pela interversão terá grandes chances de adquirir a propriedade definitiva do bem, por meio da Usucapião.


A Interversão da Posse é a modificação da natureza da posse de forma unilateral, ou seja, por apenas uma das partes.


É diferente de quando a modificação ocorre pelo consenso, isto é, quando o possuidor direto adquire o imóvel do possuidor indireto. Como exemplo, quando o inquilino (possuidor direito) compra o imóvel do locador (possuidor indireto), ou quando o devedor-fiduciante (quem toma o empréstimo) quita as parcelas do financiamento e adquire a propriedade do credor-fiduciário (o banco).


Assim, na interversão da posse, dado o seu caráter unilateral, a posse de boa-fé se torna de má-fé (quando o possuidor sabe que não é verdadeiramente o dono do imóvel), e a posse justa se torna injusta (quando o possuidor se apropria do bem de forma violenta ou clandestina).






Quer saber mais sobre a Diferença entre Posse de Boa-fé e Posse de Má-fé? Clique AQUI.


Quer saber mais sobre a Diferença entre Posse Justa e Posse Injusta? Clique AQUI


Nesse sentido, o verdadeiro dono do imóvel possui meios judiciais para se defender dessa interversão da posse.


Porém, se nada fizer, o responsável pela interversão reunirá o tempo de posse necessário para fazer o pedido de Usucapião, por mais injusto que possa parecer.


Quer saber mais sobre Usucapião? Clique AQUI.


Portanto, a interversão da posse nada mais é do que a modificação unilateral da posse, se tornando injusta ou violenta. Porém, quem for prejudicado por este ato, poderá se defender judicialmente. Todavia, se nada for feito, o responsável pela interversão poderá ingressar com pedido de Usucapião.


Gostou do conteúdo? Espero que sim!


Se ficou alguma dúvida, clique aqui para conversar comigo.


Também estou disponível no INSTAGRAM, FACEBOOK, YOUTUBE e SPOTIFY e outros streamings de podcast.


Por Felipe W. Dias.


Em breve disponível no youtube, spotify e principais streamings de podcast.


bottom of page