top of page

ENTENDA O QUE É TOKENIZAÇÃO DE IMÓVEIS, O FUTURO DO MERCADO IMOBILIÁRIO



A Tokenização de Imóveis é o futuro do mercado imobiliário. Nada mais é do que vincular um imóvel e sua escritura a um NFT. Esse procedimento é menos burocrático e mais seguro do que a compra e venda de imóveis tradicional, pois os NTFs são capazes de informar quem é o verdadeiro e atual dono do bem, não podendo ser comercializado simultaneamente para pessoas diferentes.


No artigo “Como o Mercado Imobiliário é Afetado pela Evoluçaõ da Tecnologia?”, a Revolução Científica, principalmente por meio da internet e inteligência artificial, proporcionou um salto significativo na forma de negociar imóveis. Nesse sentido, o fenômeno da tokenização das coisas é o próximo desse constante desenvolvimento tecnológico.


A tokenização das coisas nada mais é do que a representação digital de algo físico, como obras de arte, objetos e, até mesmo, imóveis. Em resumo, esses bens são representados digitalmente por meio de NFTs (Tokens Não-Fungíveis), ou seja, uma certificação digital de propriedade.


Quer saber mais sobre NFTs? Clique aqui.


Quer saber mais sobre Tokens? Clique aqui.


Quer saber mais sobre Certificação digital? Clique aqui.


Por sua vez, a tokenização de imóveis é a certificação digital de um imóvel e sua escritura pública, por meio de um NFT.


Dessa forma, o que se comercializa não é o imóvel em si, mas a NTF que o representa.


Por ser um procedimento totalmente digital, gera menos burocracia do que a forma convencional de negociar imóveis, a qual pode levar meses e até anos para ser concluída.


Além disso, traz muito mais segurança para quem negocia o bem, pois, por ser uma certificação digital única, um NFT não pode ser copiado ou vendido mais de uma vez para pessoas distintas. Ou seja, duas pessoas não podem ter o mesmo NFT.


Outra inovação na tokenização dos imóveis é que o interessado pode adquirir apenas uma parte dele e, posteriormente, comprar outro pedaço, até que o todo seja adquirido, o que dispensa a contratação de um financiamento imobiliário.


Também, a parcela do imóvel adquirida por ser alugada, cujo aluguel será proporcional ao pedaço comprado.


Por fim, se o imóvel se valorizar, o NTF que o representa também será valorizado.


Portanto, vê-se que a tokenização de imóveis é o próximo passo da evolução tecnológica do mercado imobiliário. Isso porque, a negociação de imóveis por meio de NFTs, além de ser mais simples, traz muito mais segurança. Também, possui maior flexibilidade, pois é possível adquirir apenas parte do NFT. Por fim, assim, como a valorização imobiliária, o NFT que representa o bem será valorizado quando este valorizar.


Gostou do conteúdo? Espero que sim!


Se ficou alguma dúvida, clique aqui para conversar comigo.


Também estou disponível no INSTAGRAM, FACEBOOK, YOUTUBE e SPOTIFY e outros streamings de podcast.


Por Felipe W. Dias.


Em breve disponível no youtube, spotify e principais streamings de podcast.


bottom of page