top of page

INCLUSÃO INDEVIDA NO SPC E SESARA: O QUE FAZER?


inclusão SPC Serasa

A inclusão indevida do nome do consumidor em cadastros de inadimplentes é uma prática abusiva e ilegal, configurando-se como uma violação ao direito do consumidor.


Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o consumidor tem o direito à informação adequada e clara sobre os produtos e serviços que adquire, bem como à proteção contra práticas abusivas.


Nesse sentido, a inclusão indevida do nome do consumidor em cadastros de inadimplentes viola esses direitos, uma vez que impede o acesso do consumidor ao crédito e outros serviços financeiros, além de prejudicar sua reputação.


Caso o consumidor identifique a inclusão indevida do seu nome em cadastros de inadimplentes, deve notificar imediatamente a empresa responsável pela inclusão, exigindo a exclusão do seu nome e a correção da informação equivocada.


Se a empresa não tomar as providências necessárias, o consumidor pode buscar seus direitos por meio de ação judicial, requerendo a exclusão do seu nome do cadastro, indenização pelos danos morais sofridos e eventualmente, a retificação do cadastro e a sua atualização com as informações corretas.


É importante destacar que a inclusão indevida do nome em cadastros de inadimplentes é considerada uma prática abusiva e sujeita o infrator à aplicação de sanções previstas pelo Código de Defesa do Consumidor, como multa, suspensão de atividades e outras penalidades.


Gostou do conteúdo? Esperamos que sim!


Se ficou alguma dúvida, clique aqui para conversar comigo.


Também estamos disponíveis no INSTAGRAM, FACEBOOK, YOUTUBE e SPOTIFY e outros streamings de podcast.


Por Alexandre Magno Pereira


Em breve disponível no youtube, spotify e principais streamings de podcast.


bottom of page