top of page

O QUE É ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO?


alvará de construção

O Alvará de Construção, é uma certificação dada pelo Município de que a obra está de acordo com a legislação. É exigido para qualquer construção, reforma estrutural ou demolição. Garante que a obra está sendo realizada por um responsável técnico e dá segurança para o dono do imóvel e vizinhança. Caso a obra seja realizada sem esse documento, o responsável, além de ter que pagar uma multa, poderá ser responsabilizado civil e criminalmente.


Também chamado de Alvará de Execução ou Licença de Construção, é um documento emitido pela Prefeitura, certificando que a obra a ser realizada está em conformidade com as normas e legislação municipal.


Esse documento é exigido para obras novas, reformas que demandem mudanças estruturais e demolição. Dessa forma, não se exige alvará de construção quando a estrutura do imóvel ou sua área construída não é alterada.


O procedimento administrativo e documentação necessária para a obtenção do Alvará de Construção varia em cada Município. Em regra, os documentos mais exigidos são:


- Documento de identificação do proprietário ou possuidor (RG ou CPF);


- Título Aquisitivo do Imóvel (Escritura Pública, Matrícula de Imóvel, dentre outros);


- Número de Registro no CREA do responsável técnico pelo projeto e/ou obra;


- Memorial Descritivo;


- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART);


- Projeto arquitetônico, e;


- Carnê de IPTU.


A emissão do Alvará de Construção é indispensável para a regularidade da obra, bem como para a segurança do dono do imóvel e vizinhança.


Caso a obra seja realizada sem o Alvará de Construção, correrá o risco de ser embargada (paralisada) e até mesmo demolida, além da condenação do responsável ao pagamento de multa, podendo sofrer, inclusive, processo civil e criminal.


Portanto, para quem deseja, construir, reformar ou demolir um imóvel, é indispensável obter o Alvará de Construção, pois, caso contrário, poderá sofrer penalidades severas, além de colocar em risco a sua própria segurança e dos vizinhos.


Gostou do conteúdo? Espero que sim!


Se ficou alguma dúvida, clique aqui para conversar comigo.


Também estou disponível no INSTAGRAM, FACEBOOK, YOUTUBE e SPOTIFY e outros streamings de podcast.


Por Felipe W. Dias.


Em breve disponível no youtube, spotify e principais streamings de podcast.


bottom of page