top of page

O QUE É LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO?


levantamento topográfico

O Levantamento Topográfico, é um documento, emitido por um Topógrafo, que consta as principais informações de um terreno. Serve para determinar seu tamanho, características geográficas e confrontações. É indispensável para quem deseja adquirir um imóvel, realizar obras, regularizar o bem ou ingressar com pedido de Usucapião.


Também chamado de Levantamento Planialtimétrico ou Planimétrico, com algumas sutis diferenças, tal levantamento consta as principais informações do terreno referentes, ao seu tamanho, limites, alturas, curvas, diferenças de nível, além de vegetação, divisas, muros e construções.


Em regra, o Levantamento Topográfico é emitido por um Topógrafo.


Esse documento, é indispensável para determinar a posição geográfica correta do terreno e duas dimensões, para que o futuro comprador saiba exatamente o que está adquirindo.


Além disso, também serve para analisar o terreno antes de iniciar alguma obra, definindo-se o sistema de abastecimento hídrico mais eficiente e, em alguns casos, identificar a existência de movimento de terra que necessite de um monitoramento mais apurado.


Outrossim, é útil para procedimentos e regularização imobiliária, georreferenciamento de imóveis rurais e pedidos de Uusucapião.



Gostou do conteúdo? Espero que sim!


Se ficou alguma dúvida, clique aqui para conversar comigo.


Também estou disponível no INSTAGRAM, FACEBOOK, YOUTUBE e SPOTIFY e outros streamings de podcast.


Por Felipe W. Dias.


Em breve disponível no youtube, spotify e principais streamings de podcast.


bottom of page