O SFH é uma modalidade de financiamento imobiliário. Dentre as vantagens, estão as taxas reduzidas de juros, correção monetária pela TR, possibilidade de uso do FGTS e não incidência do IOF. Porém, existem algumas desvantagens, dentre elas, a utilização apenas para a compra do primeiro imóvel, que deve ser utilizado exclusivamente para moradia, além do teto máximo para financiamento. Portanto, a escolha do SFH deve ser pensada com calma, analisando todos os pontos positivos e negativos.
Conquistar a casa própria e o sonho de grande parte dos Brasileiros. A compra de um imóvel à vista é, sem dúvida, a melhor forma de se adquirir o bem, pois além de se evitar as elevadas taxas de juros, correção monetárias e demais encargos, pode-se conseguir um excelente desconto junto ao vendedor. Porém, como muitos não possuem tais condições, acabam recorrendo a um financiamento imobiliário.
Dentre as etapas de um financiamento imobiliário, está a escolha da modalidade do financiamento, cujas principais são o SFH e SFI.
Quer saber mais sobre O Que é SFI? Clique AQUI.
O SFH – Sistema de Financiamento Habitacional, é a modalidade mais popular de financiamento imobiliário.
Apesar de possuir algumas exigências, as facilidades para o comprador são bastante convidativas.
Por exemplo: por lei, a taxa de juros aplicada não pode ultrapassar 12% ao ano, o que equivale a 0,95% ao mês.
Na prática, as instituições financeiras aplicam taxas médias de 10% ao ano e 0,80% ao mês.
Também, o índice aplicável à correção monetária é o TR (índice de Reajuste da Caderneta de Poupança), o qual atualmente possui crescimento de 0% ao mês, o que significa que as parcelas quase não subirão de valor.
Além disso, nessa modalidade de financiamento, não há a incidência do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Por fim, no SFH, o comprador poderá utilizar o saldo da conta do FGTS como entrada, redução do valor ou quantidade das parcelas, bem como para a quitação antecipada.
Contudo, existem algumas desvantagens.
O SFH só pode ser utilizado para a compra do primeiro imóvel, e este precisa ser utilizado para residência.
Além disso, o imóvel deve possuir o valor máximo de R$ 1,5 milhão, do qual o banco somente financiará 90%.
Portanto, se você deseja financiar o seu primeiro imóvel, que será utilizado como moradia e possui valor inferior a R$ 1,5 milhão, o SFH com certeza será a melhor escolha.
Gostou do conteúdo? Espero que sim!
Se ficou alguma dúvida, clique aqui para conversar comigo.
Por Felipe W. Dias.
#direito #direitoimobiliario #imobiliario #compraevenda #financiamento #financiamentoimobiliario #sistemadefinanciamentohabitacional #sfh #taxadejuros #juros #correcaomonetaria #cadernetadepoupanca #poupanca #tr #fgts #primeiroimovel #moradia #felipewdias
Comentarios