top of page

O QUE É PLANTA DE IMÓVEL?


planta de imóvel

Toda construção que seja minimamente séria não é realizada sem observar uma série de requisitos e etapas. Dentre esses requisitos, está a elaboração da planta do imóvel, a qual dará o norte para todo o processo de edificação. Os tipos mais comuns são a Planta de Imóvel, Planta Legal, Planta Executiva e Planta Humanizada, as quais possuem finalidades específicas e são destinadas a pessoas e profissionais igualmente distintos.




Planta de Imóvel, Planta Baixa ou Planta Arquitetônica


A Planta de Imóvel, também chamada de Planta Baixa ou Planta Arquitetônica é uma representação horizontal da construção, como se o espectador tivesse uma visão aérea dela. Serve para demonstrar onde ficarão as portas e janelas, bem como o formado e tamanho de cada cômodo. Em resumo, servirá de verdadeiro mapa para a execução do projeto.



Planta Legal


A Planta Legal é um projeto técnico que tem o objetivo de demonstrar aos funcionários da prefeitura como a construção será realizada, a fim de se expedir o competente alvará de construção. Nela, algumas informações específicas são informadas, como cotas, áreas molhadas, recuos, áreas impermeáveis, aberturas, tabelas de esquadrias, área dos ambientes, taxas de ocupação, permeabilidade, dentre outras.



Planta Executiva


A Planta Executiva, semelhante à Planta Legal, tem o objetivo de auxiliar os empreiteiros e pedreiros a executar a construção do projeto, de forma que a idealização do arquiteto seja reproduzida com a máxima fidelidade. As informações técnicas são descritas da forma mais didática possível, tudo para evitar qualquer complicação ou dúvida.



Planta Humanizada


A Planta Humanizada é usada para fins comerciais, como divulgação e propaganda. Dessa forma, permite uma visão mais realista e menos técnica do que as plantas anteriores, tudo para que clientes e investidores sejam atraídos.


Como visto, a elaboração da planta imobiliária é indispensável para a segurança de toda a construção. A Planta do Imóvel será o mapa da execução do projeto. A Planta Legal será utilizada para o requerimento do competente alvará. A Planta Executiva direcionará quem executará o projeto a seguir exatamente o que foi planetado. Por fim, a Planta Humanizada mostrará aos interessados, de forma didática, como o imóvel ficará depois de pronto.


Gostou do conteúdo? Espero que sim!


Se ficou alguma dúvida, clique aqui para conversar comigo.


Também estou disponível no INSTAGRAM, FACEBOOK, YOUTUBE e SPOTIFY e outros streamings de podcast.


Por Felipe W. Dias.


Em breve disponível no youtube, spotify e principais streamings de podcast.


bottom of page