top of page

TCRS OU TAXA DE LIXO: O QUE É E QUANDO DEVO PAGAR?


TCRS

A Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS), conhecida como “Taxa de Lixo”, é um tributo cobrado anualmente pelo município como contraprestação pelo serviço público de coleta, transporte e destinação dos resíduos sólidos (lixo).


Está prevista na Lei nº 14.026/2020, responsável pelo Novo Marco do Saneamento Básico. Nesse sentido, dispõe o seu artigo 29, inciso II:


“Art. 29. Os serviços públicos de saneamento básico terão a sustentabilidade econômico-financeira assegurada por meio de remuneração pela cobrança dos serviços, e, quando necessário, por outras formas adicionais, como subsídios ou subvenções, vedada a cobrança em duplicidade de custos administrativos ou gerenciais a serem pagos pelo usuário, nos seguintes serviços:

[...]

II - de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, na forma de taxas, tarifas e outros preços públicos, conforme o regime de prestação do serviço ou das suas atividades;”


O valor da TCRS considera o volume dos resíduos, a frequência da sua coleta e as características dos imóveis que são atendidos, como destinação, metragem e localização. Normalmente os próprios municípios disponibilizam uma tabela de valores para determinar o valor da taxa por metro quadrado, que se aplica aos imóveis residenciais, comerciais e industriais.


Portanto, quem possui um imóvel, seja residencial, comercial ou industrial, deverá pagar a TCRS como contraprestação pelos serviços públicos de tratamento dos resíduos sólidos (lixo), cujo valor varia de acordo com as características dos imóveis.


Gostou do conteúdo? Espero que sim!


Se ficou alguma dúvida, clique aqui para conversar comigo.


Também estou disponível no INSTAGRAM, FACEBOOK, YOUTUBE e SPOTIFY e outros streamings de podcast.


Por Felipe W. Dias.


Em breve disponível no youtube, spotify e principais streamings de podcast.


bottom of page