top of page

COMO QUITAR O FINANCIAMENTO DE UM IMÓVEL?


Como quitar financiamento imóvel

Se a conquista da casa própria é o grande sonho da maioria dos brasileiros, quitá-la é ainda maior. Porém, a quitação do imóvel não é o último passo, pois ainda são necessárias algumas providências.


Bom, a quitação do imóvel pode ser solicitada junto ao banco que cedeu o crédito, podendo ser utilizados recursos próprios e até mesmo a conta vinculada ao FGTS.


Lembrando que a Resolução nº 3.919/1010 do Conselho Monetário Nacional não permite a cobrança de qualquer tarifa para a quitação ou amortização antecipada. Caso a instituição financeira cobre qualquer valor nesse sentido, não hesite em procurar seus direitos.


Pois bem, depois de o financiamento estar totalmente quitado, o banco tem até 30 (trinta) dias para emitir o termo de quitação do imóvel, o qual deverá ser levado ao competente Cartório de Registro de Imóveis para a averbação na matrícula do imóvel e liberação da alienação fiduciária, estando livre de quaisquer impedimentos.




Para tanto, é preciso levar imediatamente o Termo de Quitação para sua averbação, pois tal documento, com a demora, pode ficar desatualizado, necessitando da emissão de uma segunda via.


Gostou do conteúdo? Espero que sim!


Se ficou alguma dúvida, clique aqui para conversar comigo.


Também estou disponível no INSTAGRAM, FACEBOOK, YOUTUBE e SPOTIFY e outros streamings de podcast.


Por Felipe W. Dias.


Em breve disponível no youtube, spotify e principais streamings de podcast.


bottom of page