top of page

ENTENDA O QUE É USUCAPIÃO EXTRAORDINÁRIA


usucapião extraordinária

A Usucapião Extraordinária é uma forma de adquirir a propriedade de um bem imóvel. Dentre seus requisitos, está a posse ininterrupta e sem oposição por 15 anos, independente de justo título ou boa-fé. Se o bem for utilizado para moradia ou produção, o tempo de posse é reduzido para 10 anos. Caso preencha todas as exigências, o interessado se tornará o legítimo proprietário do imóvel.


Como dito no artigo "Entenda o Que é Usucapião", a Usucapião é uma maneira de alguém adquirir a propriedade de um bem imóvel e regularizá-lo pelo tempo que exerce a posse. Dentre as diversas espécies de Usucapião, que variam entre a existência de título aquisitivo e de boa-fé, o tamanho do terreno e o tempo de posse, está a Usucapião Extraordinária.


A Usucapião Ordinária está prevista no artigo 1.238 do Código Civil:


"Art. 1.238. Aquele que, por quinze anos, sem interrupção, nem oposição, possuir como seu um imóvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de título e boa-fé; podendo requerer ao juiz que assim o declare por sentença, a qual servirá de título para o registro no Cartório de Registro de Imóveis."

Dessa forma, os requisitos da Usucapião Ordinária são:


- Posse contínua e não contestada, ou seja, sem interrupção ou oposição de terceiros;


- 15 anos de posse.


Conforme dispõe o parágrafo único do artigo 1.238 do Código Civil, se o imóvel for utilizado para moradia ou realização de serviços de caráter produtivo, o prazo será reduzido para 10 anos:


Parágrafo único. O prazo estabelecido neste artigo reduzir-se-á a dez anos se o possuidor houver estabelecido no imóvel a sua moradia habitual, ou nele realizado obras ou serviços de caráter produtivo."

Por fim, é bom lembrar que, nessa modalidade de Usucapião, não se considera a existência de justo título, boa-fé, se o imóvel é urbano ou rural, muito menos o seu tamanho.


Dessa forma, em resumo, quem possuir de boa-fé um imóvel, urbano ou rural, por 15 anos, sem qualquer tipo de oposição, independente de justo título ou boa-fé, terá direito a se tornar o legítimo proprietário, por meio da Usucapião Extraordinária. Ademais, como visto, se o bem for utilizado para moradia ou produção, o tempo de posse é reduzido para 10 anos.


Além disso, depois de concluído, o imóvel poderá valorizar até 40%, além de permitir que possa ser financiado, dado em garantia de financiamento e, até mesmo, ser objeto de loteamento.



Gostou do conteúdo? Espero que sim!


Se ficou alguma dúvida, clique aqui para conversar comigo.


Também estou disponível no INSTAGRAM, FACEBOOK, YOUTUBE e SPOTIFY e outros streamings de podcast.


Por Felipe W. Dias.


Em breve disponível no youtube, spotify e principais streamings de podcast.


bottom of page