top of page

ENTENDA O QUE É WEB 3.0


o que é web 3.0

A Web 3.0 é a evolução da internet. Nela, os dados dos usuários e os conteúdos publicados por estes são organizados de forma descentralizada. Isso permite maior segurança e controle das informações pessoais. Para atrair novos usuários à Wen 3.0, recompensas em moedas digitais serão distribuídas àqueles que cumprirem determinadas tarefas. Essa será a base da economia do Metaverso.


Para entender melhor a importância da Web 3.0, é necessário voltarmos no tempo para ter uma visão panorâmica do que foi a Web 1.0 e Web 2.0.


WEB 1.0

A Web 1.0 surgiu com a própria internet, na metade da década de 1900.


Quer saber mais sobre Como Surgiu a Internet? Clique AQUI.


Marcada pela Era dos Sites Estáticos, seu acesso era restrito a poucas pessoas e com velocidades baixas. Por isso, as páginas eram extremamente simples, com muitos textos e poucos elementos gráficos.


Além disso, como os sites eram controlados pelas grandes companhias e pessoas com alto conhecimento técnico, a interação da grande masse dos usuários era bastante restrita.


Consequentemente, não era possível que os usuários produzissem seus próprios conteúdos, os quais tinham que se contentar com o material disponibilizados pelas citadas companhias.


WEB 2.0

A Web 2.0 surgiu no início dos anos 2000. É marcada pela Era dos Conteúdos Gerados por Usuários.

Com o surgimento de novas funcionalidades e aplicações, o foco da internet começou a ser projetado para a experiência do usuário.


Nesse sentido, os usuários puderam não só acessar os sites, mas também interagir com eles, por meio de produção de conteúdo, postagem de fotos e interação com outros internautas, sem a necessidade de qualquer conhecimento apurado em programação.


Foi nesse período que as principais redes sociais surgiram, tais como Facebook, Orkut, WhatsApp, Instagram, Youtube, etc, o que permitiu a criação de uma comunidade, estreitando as relações interpessoais e tornando a vida mais fácil, mudando totalmente a forma como o mundo enxergava a internet.


Consequentemente, com o imenso fluxo de dados, as informações pessoais dos usuários passaram a ser manipuladas por um grupo seleto de empresas, tais como Google e Meta (Facebook).


Tais empresas, em troca do acesso gratuito às redes sociais e sites, comercializavam informalmente os dados dos usuários.


Assim, com a concentração dos dados dos usuários, além da centralização dos sites e plataformas, os internautas ficam por vezes reféns dos serviços “gratuitos” oferecidos.


WEB 3.0

A Web 3.0 surgiu justamente com a discussão sobre a privacidade e violação dos dados dos usuários.


Sua proposta é implementar, por meio da tecnologia blockchain, um ecossistema descentralizado e sem o controle direto das grandes empresas.


Quer saber mais sobre O Que é Blockchain? Clique AQUI.


Em outras palavras, as informações e os conteúdos produzidos pelos usuários serão armazenados em uma cadeia de blocos (blockchain) que seria administrada por uma rede de computadores interconectados. Assim, não será possível que uma única instituição censure, limite ou remova determinado conteúdo, justamente por não ter o controle do seu armazenamento.


Dito de outra forma, é idealizada para funcionar de forma descentralizada, fazendo com que os usuários, construtores e proprietários dessas plataformas sejam as pessoas que de fato a utilizam. Os verdadeiros donos dos dados serão os próprios usuários.


Assim, não haverá necessidade de cadastros e fornecimento de informações pessoais, pois é o usuário quem determinará quais dados serão compartilhados.


Para atrair usuários, NFTs (moeda digital) serão distribuídos para quem cumprir certas atividades nas plataformas. Essa economia é que dará suporte ao Metaverso.


Quer saber mais o Que é NFT? Clique AQUI.


Quer saber mais sobre O Que É Metaverso? Clique AQUI.


Gostou do conteúdo? Espero que sim!


Se ficou alguma dúvida, clique aqui para conversar comigo.


Também estou disponível no INSTAGRAM, FACEBOOK, YOUTUBE e SPOTIFY e outros streamings de podcast.


Por Felipe W. Dias.


Em breve disponível no youtube, spotify e principais streamings de podcast.


bottom of page